Síndrome de Burnout
- Jo Esteves
- 21 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Síndrome do Esgotamento Profissional

O Burnout é o esgotamento da energia do sujeito que se associa com a vida profissional. Pode acontecer com diferentes profissões que o indivíduo exerce e surge em situações desgastantes de trabalho.
Essa condição de saúde está relacionada a estressores, como por exemplo, pressão excessiva no ambiente de trabalho, excesso de demanda, clima organizacional ruim, e vários outros diferentes fatores. Ansiedade e depressão também podem estar relacionadas com o Burnout mas isso não é uma regra nos quadros de saúde.
Importante notar que sinais de estresse não são exclusivos da vida pessoal ou da vida profissional do sujeito. Somos predispostos a nos comportar e socializar diariamente, e fatores ambientais podem impactar nosso equilíbrio. A esfera pessoal e profissional estão diretamente correlacionados.
Desde a pandemia, nota-se que há uma maior preocupação das organizações como maior atenção para o ambiente de trabalho. Esse olhar ajuda no diagnóstico e tratamento e em programas que promovem a saúde mental para a prevenção do Burnout, ansiedade e depressão.
O Burnout pode ser percebido através de alguns comportamentos como, desmotivação total do que a pessoa fazia com prazer, uma insatisfação generalizada com a performance e rendimentos (produtividade), afastamento e esgotamento mental que impacta a relação profissional e outros papéis que a pessoa possui em sua vida.
É muito importante que a pessoa compreenda se está se sentindo esgotada e compartilhe com sua liderança ou com a saúde ocupacional da empresa para buscar ajuda.
Compartilho aqui algumas dicas importantes para prevenir o Burnout:
Fazer atividade física de forma regular, reduzir vícios e comportamentos identificados como compulsivos e de impulsos, buscar válvulas de escape saudáveis, atenuar o estresse (isso vale entender sobre sua carga de trabalho), ajustar o ritmo de vida e eleger prioridades, ajustar sua expectativa de entrega e grau de cobrança (relação colaborador-liderança) e rever seus papéis sociais.
A psicoterapia também pode ajudar esse processo e a lidar com as situações.
Um abraço,
Jo Esteves
Referência Bibliográfica:
Vieira, IsabelaConceito(s) de burnout: questões atuais da pesquisa e a contribuição da clínica. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional [online]. 2010, v. 35, n. 122 [Acessado 16 Outubro 2022] , pp. 269-276. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0303-76572010000200009>. Epub 22 Jun 2012. ISSN 2317-6369. https://doi.org/10.1590/S0303-76572010000200009.
Comments