Reflexões sobre o encerramento do ano
- Jo Esteves

- 21 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
As festas de fim de ano se aproximam e trazem reflexões em diversos sentidos. Nos convidam a pensar sobre os 365 dias vividos, os aprendizados, as dificuldades, o cansaço, os ganhos e os desafios enfrentados no decorrer do ano.

Estamos inseridos em uma cultura onde o fim do ano expressa ressignificação e encerramento de ciclos. O natal representa união e renovação, resultando em celebração e confraternizações com familiares e amigos. O ano novo traz nuances sobre resoluções e novos planos. Os dois eventos são de extrema importância para examinarmos o que nos fez e o que não fez bem, os lugares que gostamos de pertencer e compreender quais relações fizeram sentido para nós, ou seja, entender o nosso posicionamento como pessoas no mundo.
É um período que fazemos um balanço dos planejamentos feitos no ano anterior. No entanto, é comum ficarmos decepcionados por não termos conseguido alcançar todas as metas que estipulamos, causando-nos decepções e tristeza.
É importante compreender que às vezes essas resoluções não se concretizaram pelo fato de não termos o controle do nosso externo. Por isso, ter contato com a nossa realidade e alinharmos nossas expectativas diante um momento tradicionalmente conhecido como “época” de zerar as pendências, atingir todos os objetivos e sermos felizes com tudo e com todos pode nos ajudar a lidar melhor com as situações e relações neste período.
Compartilho com vocês a importância de reconhecermos nossos limites e respeito a nós mesmos. Essa reflexão ajuda a atenuar um sofrimento causado por questões não resolvidas, contribuindo para uma revisão de nossos pensamentos sobre como chegar a seus planos com mais segurança e autoestima, e como forma de aceitação diante às frustrações, preservando nossas expectativas e sonhos.
Que possamos aproveitar as datas festivas com mais liberdade e respeito à nossa disponibilidade emocional. Também serve para respeitarmos às diferenças e a diversidade de quem estará conosco nesses momentos.
Assim, os momentos tendem a ser mais tranquilos e com boas memórias.
Desejo à vocês que me acompanham, boas festas!
Um abraço,
Jo Esteves





Acho tão importante essa época do ano, para silenciarmos e termos uma pausa para poder olhar com mais atenção e carinho para próximas etapas que virão. Tenha um feliz ano novo, Joseane.