Morar fora: Enfrentamentos e Ressignificações
- Jo Esteves
- 25 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de mar. de 2023
Há um tempo, com o alcance da tecnologia e autorizações do Conselho Federal de Psicologia é possível ofertar atendimento à distância para as pessoas que moram fora do seu país de origem e desejam receber atendimentos por profissionais que são da mesma cultura. O atendimento ao migrante tem o objetivo de oferecer acolhimento, integração e fortalecimento emocional.
Ao realizar uma mudança é importante refletir sobre uma nova construção cultural que abarcará a vida do imigrante e a relação entre a distância cultural e cultura de origem.
Para essa pessoa, a decisão de estar em um outro país passa a representar parte de seus desejos em experimentar novas formas de viver carregadas de expectativas ao futuro pessoal e profissional. Essa trajetória exige um processo de adaptação cultural que também pode apresentar desestabilização emocional em alguns momentos. Nesses momentos, a psicoterapia pode ser um dos pilares e suporte.
E como a Psicologia pode dar esse suporte?
Como profissionais, trabalharemos pontos de acolhimento e desejos do paciente de acordo com o seu momento de vida, sofrimento apresentado, priorizando sempre a singularidade e respeito pela pessoa.

Outros temas que o atendimento psicológico pode alcançar são âncoras de pertencimento para que o indivíduo encontre qualidade de vida, construa relacionamentos na comunidade que está inserido sob a perspectiva de acolhida e construção de rede de apoio e amizades.
Sobre aqueles que já residem algum tempo fora do país, podemos refletir sobre possibilidades e desejos pessoais, resgatando pontos de afetividade e brasilidades para que essa pessoa continue fazendo a manutenção de seus vínculos com as pessoas que ficaram. Esse ponto é relevante para que a pessoa continue valorizando sua origem e tenha lembranças e afeto por sua história de vida.
É importante compreendermos e trabalharmos sob a perspectiva dos objetivos iniciais que levaram essa pessoa a planejar suas mudanças, como diferenças de processos culturais e migratórios, compreendendo impactos na vida do sujeito. Assim como em casos de imigrantes que tiveram o primeiro objetivo de mudança voltados para a vida profissional, melhoria da condição financeira e familiar e também aqueles que por outros motivos precisaram buscar recomeços de vida.
Se você está vivenciando esse momento e deseja buscar atendimento psicológico, conte comigo!
No endereço eletrônico abaixo, você consegue verificar se o profissional de psicologia que escolheu está habilitado para prestar atendimento através das tecnologias.
Um abraço,
Jo Esteves
Referência Bibliográfica:
Comments