Saúde Mental para todos: A importância do cuidado
- Jo Esteves

- 10 de out. de 2022
- 1 min de leitura
Em 10 de Outubro, celebra-se o dia da Saúde Mental, mundialmente. Gostaria de compartilhar com vocês a importância de termos esse olhar para o tema.
Estima-se que quase 1 bilhão de pessoas vivem com algum transtorno mental no mundo, de acordo com o Atlas de Saúde Mental desenvolvido pela OMS- Organização Mundial da Saúde: https://www.who.int/publications/i/item/9789240036703
Esses transtornos podem impactar a funcionalidade das pessoas na vida pessoal, social e profissional em algum momento. Por essa razão, enfatiza-se ter um olhar de conscientização para que todos possam ter acesso e receber cuidados com dignidade nos sistemas de saúde.

Portanto, o movimento de luta para a conscientização precisa ser diário para que se possa ter uma sociedade mais saudável e bem cuidada. Levar assuntos e trocas sobre Saúde Mental, nas escolas, empresas e em lugares que ocupamos se torna primordial para a quebra de estigma sobre o tema, que ainda é pouco falado na sociedade, além de vivermos em um mundo desigual.
Lutar pela garantia dos nossos direitos, também é um olhar para a criação de novas políticas públicas e aprimoramento das já existentes para que todos possam ter o alcance e acesso ao autocuidado, junto a seus lugares de convívio (Família, Comunidade e Sociedade) para que os indivíduos possam ter qualidade de vida e bem-estar constantemente.
Abaixo você pode acessar o site e o mapa da Rede RAPS- Rede de Atenção Psicossocial para buscar a unidade mais próxima de sua região e receber cuidados e tratamento adequado:





Comentários