O que este ano representou para você?
- Jo Esteves

- 12 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de dez. de 2023
Ao fazermos um balanço do ano que se encerra é natural debruçarmos em reflexões, retrospectivas e levantamentos sobre o que os dias vividos neste ciclo nos proporcionou.

As datas e festividades de final de ano podem nos afetar de diversas formas, sejam pelas metas estabelecidas (concluídas ou não), pela correria e planejamento das festas, encontros com pessoas que temos afinidades e boas relações ou não, pelas necessidades criadas pela sociedade, ou fechamentos e inícios de ciclos e outras demandas emocionais que podem gerar ansiedade de alguma forma.
Lembre-se que as tradições desta época não são obrigações. Você pode priorizar as suas necessidades e escolher o que te faz sentir bem. Naturalmente idealizamos este período de festas, nem sempre os momentos vão atender as nossas expectativas, por isso, escute e acolha o seu coração.
Te convido a fazer um exercício para esse momento. Realizar um levantamento de como estava sua vida no começo do ano e agora no final de 2023 listando pontos que não foram tão legais e causaram desconforto emocional e pontos que você gostaria de desenvolver podem ajudar a elaborar pensamentos. Você pode pensar também no que poderia ser feito de diferente de acordo com o que considera melhor para o seu Eu. Essa reflexão pode trazer nuances de poder e potência diante das coisas que acontecem em sua vida.
Reflita se as metas traçadas lá no início do ano foram possíveis e factíveis. Cada pessoa tem seu ritmo, rotina e planejamento. Esse exercício pode contribuir de uma forma honesta e tranquila sem o teor da autocobrança para que você se convide a perceber as vivências e compreender o que cada momento marcante proporcionou, quais foram os sentimentos e emoções e até desafios enfrentados. Ao realizar este exercício do pensar, entenda como este novo ciclo pode trazer um caminhar mais fortalecido e com um diferente olhar para o próximo ano.
Deixo para você que está lendo este post o meu abraço caloroso desejando saúde, paz e muitas realizações.
Lembre-se! Você é a sua prioridade.
Boas festas!
Jo Esteves





Nesse período do ano, sempre fico melancólica e reflexiva. Adorei a dica de exercício, só de ler já me fez pensar diferente. Vou fazer! Boas festas, Jo!
Esse ano não foi um dos mais fáceis, porém aconteceram diversos episódios que foram cruciais para deixar ele menos denso, pesado. Ainda bem! 🙏🏻
Desejo e farei o possível para que 2024 seja melhor!